INTRODUÇÃO:
GCG: Gratificação de Desempenho de Atividade do Ciclo de Gestão



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4.ORIENTAÇÕES ÀS UNIDADES DE AVALIAÇÃO
 


1. Atribuições das Unidades de Avaliação.


         - Coordenar o processo de avaliação dos servidores a elas vinculados;

         - Zelar pelo cumprimento dos critérios estabelecidos no Art. 5º do Decreto nº 3.762, de 2001;

         - Validar/alterar os dados referentes ao servidor e seu chefe imediato;

         - Enviar eletronicamente os dados de cada servidor a seu chefe imediato;

         - Acompanhar as avaliações objetivando o cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos;

         - Emitir e encaminhar à COGEP/MP o “Relatório de Consolidação de Desempenho Individual” - RCDI; e

         - Encaminhar os “Relatórios de Avaliação de Desempenho Individual – RDI” recebidos das chefias, aos órgãos e unidades conforme definido no inciso V do Art. 8º da Portaria SE/MP nº 171/2001.


2. Acesso ao Sistema GCG:


         Digite o “Código” constante no e-mail recebido no campo CPF e clique em “Criar Senha”.

         - A senha deverá conter no mínimo 4  (quatro) e no máximo 15 (quinze) caracteres alfanuméricos ( letras e números).

         - Na tela seguinte informe: CPF e data de nascimento do responsável pela Unidade de Avaliação, no formato descrito na própria tela e clique em “Confirmar Criação de Senha campo “senha“ e “confirmação de senha” deverão ser digitados os mesmos caracteres.

         - No caso de esquecimento da senha o Sistema permite criar outra.

         - Se o CPF não for preenchido ou for preenchido incorretamente,uma mensagem aparecerá. Clique em “ok” para fazer as correções no campo CPF.

         - Se a data de nascimento não for preenchida no formato indicado na tela, aparecerá a mensagem “Data de Nascimento não Confere”. Clique no hiperlink “voltar”, para efetuar as correções.”.

         - No


         Após o cadastramento da senha, clique em “Continuar a Execução do Sistema”.

         Aparecerá a tela “Menu de Opções”:

         - Lista de Avaliados;

         - Sair do Sistema

          Antes de continuarmos a Execução do Sistema, vamos identificar a utilidade dos filtros e para que serve o Status.

         Clique em “Lista de Avaliados”. Aparecerá a tela “Opções de Listagem”. Essa tela permite visualizar as informações de acordo com o interesse da Unidade, atuando como “filtro” das opções disponíveis.

         - Cargo: Esse campo permite visualizar todos os cargos que fazem parte do Ciclo de Gestão.

         - Órgão de Lotação: Campo em que aparecem os órgãos e entidades de lotação de cada carreira do Ciclo de Gestão.

         - Unidade de Avaliação: consta o nome da Unidade que está acessando o sistema.

         - Status: Esse campo permite o acompanhamento das etapas do processo de avaliação pela Unidade de Avaliação.


STATUS:

         - “Todos” - Exibe a relação de todos os servidores vinculados a Unidade de Avaliação.

         - “Revisão pela Unidade de Avaliação” – Permite visualizar os servidores que devem ter seus dados validados pela Unidade de Avaliação e enviados à chefia imediata e/ou devolvidos.

         - “Revisão pelo Chefe Imediato” – Permite visualizar todos os servidores que tiveram seus dados enviados para o chefe imediato pela Unidade de Avaliação e que, cujo chefe ainda não adotou nenhuma providência com relação à avaliação.

         - “Avaliação” – Permite visualizar todos os servidores cujos chefes iniciaram o processo de avaliação, mas ainda não concluíram.

         - “Consolidação pela Unidade de Avaliação” - Permite visualizar todos os servidores cuja avaliação foi enviada pelo chefe imediato e que já podem ser enviadas para “Consolidação pela COGEP”.

         - “Não Cadastrado”, “Cadastrado“, “Consolidação pela COGEP”, “Revisão pela COGEP” e “Avaliação Fechada” são Status não utilizados pelas Unidades de Avaliação.


         Após selecionar o filtro escolhido clique em “Lista de Avaliados”.


         Aparecerá a listagem de todos os servidores que, ao se cadastrarem, informaram a vinculação com a Unidade que está acessando o Sistema.

         Clique em cada nome da lista para ter acesso aos dados preenchidos pelo avaliado.

         Tanto a Unidade de Avaliação quanto o chefe imediato podem alterar quaisquer dados lançados pelo servidor, podendo ainda incluir ou excluir informações que julgar necessário. Antes de proceder a qualquer acerto, é recomendável que as informações existentes sejam impressas. Tal procedimento evita perda de dados necessários ao acerto. Clique em “Espelho para Impressão” ou imprima clicando em “Espelho de Avaliados” constante da tela Opções de Listagem.

         Após validar as informações prestadas pelo avaliado, clique em “Enviar para Chefe Imediato” e em “Confirme Envio”.

         O Sistema remeterá um e-mail ao chefe imediato para o endereço eletrônico informado, solicitando proceder à avaliação daquele servidor.

         Se o avaliado não fizer parte da Unidade de Avaliação, clique em “Revisão pela COGEP” e em “Confirmar Envio”.

         Após a avaliação pelo Chefe Imediato, todos os servidores avaliáveis retornam à Unidade de Avaliação e são visualizados por meio do status “Consolidação pela Unidade de Avaliação”.

         Se o avaliado for detentor de Cargo em Comissão de DAS 1 a 4 ou equivalente, após a confirmação pela chefia, não retornará à Unidade de Avaliação e será visualizado com o status “Consolidação pela COGEP”.

         Se o avaliado for detentor de Cargo em Comissão de Natureza Especial, DAS 5, 6 ou equivalente, a confirmação dos dados  deverá ser feita pela Unidade de Avaliação no campo “ observações” e remeter para “Consolidação pela COGEP”.

         A Unidade de Avaliação deverá contatar o chefe imediato que avaliar todos os seus subordinados no teto máximo e devolver a avaliação para que seja refeita, com a finalidade de atender aos critérios: Média Aritmética (menor ou igual a noventa e cinco) e Desvio-Padrão (maior ou igual a cinco).

         Quando o avaliado apresentar o status “Consolidação pela Unidade de Avaliação”, clique sobre o seu nome. Aparecerá uma tela que permite enviar para “Consolidação pela COGEP”. Confirme o envio.

         - Quando os servidores tiverem sido encaminhados para “Consolidação pela COGEP”, entre na tela Menu de Opções e clique em RCDI.

         - Verifique se o conjunto dos servidores satisfaz os critérios de Média e Desvio-Padrão.

         - Não havendo necessidade de realizar o ajuste, clique em “Emitir RCDI”.

         - Se a média das avaliações for superior a 95 pontos e/ou o Desvio-Padrão inferior a 5, retorne ao Menu de Opções e clique em “Ajuste de Notas” e em “Realizar Ajuste”. O Sistema fará o ajuste. Após realizar o ajuste, volte à tela Menu de Opções, clique em RCDI e em “Emitir RCDI”.

          Imprima o Relatório Consolidado das RDI, colha as assinaturas solicitadas e encaminhe-o à COGEP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no prazo estabelecido.

         Observação: Posteriormente, verifique se todos os chefes imediatos encaminharam os Relatórios de Desempenho Individual constantes do RCDI e, se estão devidamente assinados. Após tal providência, encaminhe os RDIs a seus respectivos órgãos/entidades conforme abaixo:


         a) Analista de Planejamento e Orçamento e Técnico de Planejamento e Orçamento da carreira de Planejamento e Orçamento, Técnico de Planejamento P-1501 do Grupo P-1500 à Secretaria de Orçamento Federal - SOF – Divisão de Apoio Administrativo - SEPN 516 Bl. D – Lote 8 – Brasília-DF - CEP 70770-524 ou à Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos – SPI – Esplanada dos Ministérios Bloco K – 3º andar - módulo 1 –Brasília – DF- CEP

         b) Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental à COGEP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Esplanada dos Ministérios Bloco C, 9º andar – sala 927 –Brasília – DF - CEP 70046-900.

         c) Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, nível superior do IPEA e nível intermediário do IPEA à CGRHU do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, no endereço: SBS Ed. BNDES Q.01 Bl. J – 6º andar – Sala 601– Brasília – DF. CEP: 70076-900

         d) Analista de Finanças e Controle e Técnico de Finanças e Controle à Secretaria de Patrimônio da União – SPU. Esplanada dos Ministérios Bloco C - 2º andar – sala 200 – Brasília – DF - CEP 70046-900.







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