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3. ORIENTAÇÕES AO AVALIADO
Acesso ao Sistema GCG:
Digite seu CPF e clique em “Criar Senha” ou digite sua senha
já cadastrada e clique em “Entrar”.
- Na ocorrência da mensagem:
“Servidor não cadastrado” é quase certo que a matrícula informada esteja incorreta.
- A senha deverá conter no mínimo
4 (quatro) e no máximo 15 (quinze) caracteres alfanuméricos
( letras e números).
- Na tela seguinte
preencha o campo “Data de Nascimento”, no formato descrito na própria tela e clique
em “Confirmar Criação de Senha”.
- Nos campos “Senha“ e “Confirmação
de Senha” deverão ser digitados os mesmos caracteres.
- O Sistema permite criar nova
senha. Será válida a última senha criada.
- Se a data de nascimento não
for preenchida no formato indicado na tela, aparecerá a mensagem “Data de Nascimento
não Confere”. Clique no hiperlink “voltar” para efetuar as correções.
Após o cadastramento da
senha, clique em “Continuar a Execução do Sistema”.
Aparecerá a tela “Dados
do Servidor” com alguns campos já preenchidos e outros que deverão ser incluídos
ou alterados.
Clique no ícone “Incluir”
localizado acima de cada título.
ATENÇÃO: Os servidores
que preencheram o Cadastro no período anterior e que não necessitam efetuar nenhuma
alteração/inclusão, deverão clicar em “Enviar para Avaliação” e Confirmar
o envio.
EXERCÍCIOS e MOVIMENTAÇÕES:
- O correto preenchimento
desse campo é de extrema importância.
- Além de definir o direito
ou não à Gratificação, é também determinante para identificação do percentual
da Nota Institucional a ser concedida.
- Inclua os dados relativos
a exercícios e movimentações ocorridas, preferencialmente, dentro do período a
ser avaliado.
- Preencha primeiro os dados
relativos a exercícios anteriores e por último ao atual.
Início: (data que
o servidor iniciou o trabalho no órgão/entidade). Clique no campo e informe a
data de início do exercício, no
Formato: DD/MM/AAAA.
(Dia com 2 dígitos, mês com 2 dígitos e ano com 4 dígitos).
Término: (data em
que o servidor se desligou do órgão/entidade).Utilize o formato anterior. Deixe
o campo em branco quando
se tratar do exercício atual.
Observação: Antes de
preencher os campos “Exercício” e “Órgão”, verifique todas as alternativas existentes,
pois, para atender as peculiaridades de algumas carreiras, as Unidades que têm
metas específicas estão relacionadas em separado, apesar de pertencerem ao Ministério
do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Exercício: (local em que
o servidor esteve ou está em exercício). Clique no botão do campo e selecione
a alternativa que mais se enquadrar.
Órgão: (órgão em que o servidor
trabalhou ou trabalha). Clique no botão do campo e selecione a opção que mais
se enquadrar.
Unidade: (unidade em que
o servidor trabalhou ou trabalha). Informe o nome da unidade e suas vinculações.
Ex: DIVAD/SOF/MP.
Após preencher todos os
dados, clique em “Salvar” ou em “Cancelar”, caso tenha detectado
alguma incorreção.
Para alterar/cancelar as
informações que foram salvas, clique em cima da data de início do exercício. Aparecerá
a opção “excluir”. Clique em “Excluir” e confirme a exclusão.
Clique em “Incluir”
todas as vezes em que for informar nova movimentação. Não se esqueça de “salvar”.
FUNÇÕES COMISSIONADAS:
Caso seja ou tenha sido
detentor de Cargo em Comissão de DAS ou equivalente, clique no ícone ”Incluir”
localizado acima do campo.
- Clique no botão do campo “função”,
selecione a opção que se aplica ao caso e informe a data da publicação da Portaria
de nomeação no formato: DD/MM/AAAA. Informe ainda a data da publicação da Portaria
de exoneração, se for o caso. A data de exoneração em branco indica que o servidor
ainda ocupa o cargo em comissão.
- Clique em “Salvar”.
- Para alterar uma função previamente
cadastrada, clique no campo “Função” e em “Cancelar”.
- O sistema analisa as datas
informadas, impedindo o lançamento de ocorrências com datas conflitantes.
FÉRIAS, LICENÇAS E AFASTAMENTOS:
Clique em “Incluir”
e informe as ocorrências verificadas durante o período que está sendo avaliado
ou que se iniciaram antes, mas que se estenderam por algum tempo ou por todo o
período.
- Clique no botão do campo “Ocorrência”
e selecione aquela que se aplica à situação; informe a data de início e término,
se for o caso, no formato: DD/MM/AAAA.
- Clique em “Salvar” para
cada ocorrência incluída.
- Proceda da mesma forma para
inclusão de nova ocorrência.
- Para alterar uma ocorrência
previamente cadastrada, clique sobre a ocorrência, em “Excluir” e confirme
a exclusão.
CONTATOS DO SERVIDOR:
O preenchimento do campo
destinado ao endereço eletrônico e telefone é obrigatório. Preencha e clique
em “Salvar”.
Atenção: Informe apenas um endereço de e-mail, certificando-se de que o
mesmo é válido, pois através deste e-mail o servidor será notificado da evolução
do seu processo de avaliação.
Após o preenchimento dos
dados referentes a Exercícios e Movimentações, Funções Comissionadas, Férias/Licenças/Afastamentos,
clique no link “Enviar para Avaliação”, localizado no rodapé dessa tela.
Com base nas informações lançadas pelo servidor, referentes ao período de avaliação,
o sistema calcula a regra de concessão da GCG e informa na tela de envio. Confira
o resultado apresentado.
Atenção: Não será
possível efetuar alterações depois de clicar em “Confirmar Envio”.
Preencha todos os campos
dessa tela com os dados do chefe imediato e clique em “Confirmar Envio”.
O servidor poderá utilizar
o campo “Observações” para descrever o que julgar pertinente.
Para o servidor ocupante
do Cargo em Comissão de Natureza Especial, DAS 5, 6 ou equivalente, o sistema
não solicitará informações do chefe imediato. O mesmo ocorrerá quando o servidor
não fizer jus à CGC
4.ORIENTAÇÕES ÀS UNIDADES DE AVALIAÇÃO
[Topo]
1. Atribuições das Unidades de Avaliação.
- Coordenar o processo de avaliação
dos servidores a elas vinculados;
- Zelar pelo cumprimento dos
critérios estabelecidos no Art. 5º do Decreto nº 3.762, de 2001;
- Validar/alterar os dados referentes
ao servidor e seu chefe imediato;
- Enviar eletronicamente os dados
de cada servidor a seu chefe imediato;
- Acompanhar as avaliações objetivando
o cumprimento dos critérios e prazos estabelecidos;
- Se necessário, realizar o ajuste
de Notas e Desvio Padrão;
- Emitir e encaminhar à COGEP/MP
o “Relatório de Consolidação de Desempenho Individual” - RCDI; e
- Encaminhar os “Relatórios de
Avaliação de Desempenho Individual – RDI” recebidos das chefias, aos órgãos e
unidades conforme definido no inciso V do Art. 8º da Portaria SE/MP nº 171/2001.
2. Acesso ao Sistema GCG:
Digite o
“Código” constante no e-mail recebido no campo CPF e clique em “Criar Senha”.
- A senha deverá conter no mínimo
4 (quatro) e no máximo 15 (quinze) caracteres alfanuméricos ( letras
e números).
- Na tela seguinte
informe: data de nascimento do responsável pela Unidade de Avaliação, no formato descrito
na própria tela e clique em “Confirmar Criação de Senha campo “senha“ e
“confirmação de senha” deverão ser digitados os mesmos caracteres.
- No caso de esquecimento da
senha o Sistema permite criar outra.
- Se a data de nascimento não
for preenchida no formato indicado na tela, aparecerá a mensagem “Data de Nascimento
não Confere”. Clique no hiperlink “voltar”, para efetuar as correções.”.
Após o cadastramento da
senha, clique em “Continuar a Execução do Sistema”.
Aparecerá a tela “Menu de
Opções”:
- Lista de Avaliados;
- Sair do Sistema
Antes de continuarmos a
Execução do Sistema, vamos identificar a utilidade dos filtros e para que serve
o Status.
Clique em “Lista de Avaliados”.
Aparecerá a tela “Opções de Listagem”. Essa tela permite visualizar as informações
de acordo com o interesse da Unidade, atuando como “filtro” das opções disponíveis.
- Cargo: Esse campo permite visualizar
todos os cargos que fazem parte do Ciclo de Gestão.
- Órgão de Lotação: Campo em
que aparecem os órgãos e entidades de lotação de cada carreira do Ciclo de Gestão.
- Unidade de Avaliação: consta
o nome da Unidade que está acessando o sistema.
- Status: Esse campo permite
o acompanhamento das etapas do processo de avaliação pela Unidade de Avaliação.
STATUS:
- “Todos” - Exibe a relação
de todos os servidores vinculados a Unidade de Avaliação.
- “Revisão pela Unidade de
Avaliação” – Permite visualizar os servidores que devem ter seus dados validados
pela Unidade de Avaliação e enviados à chefia imediata e/ou devolvidos.
- “Revisão pelo Chefe Imediato”
– Permite visualizar todos os servidores que tiveram seus dados enviados para
o chefe imediato pela Unidade de Avaliação e que, cujo chefe ainda não adotou
nenhuma providência com relação à avaliação.
- “Avaliação” – Permite
visualizar todos os servidores cujos chefes iniciaram o processo de avaliação,
mas ainda não concluíram.
- “Consolidação pela Unidade
de Avaliação” - Permite visualizar todos os servidores cuja avaliação foi
enviada pelo chefe imediato e que já podem ser enviadas para “Consolidação
pela COGEP”.
- “Não Cadastrado”, “Cadastrado“,
“Consolidação pela COGEP”, “Revisão pela COGEP” e “Avaliação Fechada” são
Status não utilizados pelas Unidades de Avaliação.
Após selecionar o filtro
escolhido clique em “Lista de Avaliados”.
Aparecerá a listagem de
todos os servidores que, ao se cadastrarem, informaram a vinculação com a Unidade
que está acessando o Sistema.
Clique em cada nome da lista
para ter acesso aos dados preenchidos pelo avaliado.
Tanto a Unidade de Avaliação
quanto o chefe imediato podem alterar quaisquer dados lançados pelo servidor,
podendo ainda incluir ou excluir informações que julgar necessário. Antes de proceder
a qualquer acerto, é recomendável que as informações existentes sejam impressas.
Tal procedimento evita perda de dados necessários ao acerto. Clique em “Espelho
para Impressão” ou imprima clicando em “Espelho de Avaliados” constante
da tela Opções de Listagem.
Após validar as informações
prestadas pelo avaliado, clique em “Enviar para Chefe Imediato” e em “Confirme
Envio”.
O Sistema remeterá um e-mail
ao chefe imediato para o endereço eletrônico informado, solicitando proceder à
avaliação daquele servidor.
Se o avaliado não fizer
parte da Unidade de Avaliação, clique em “Revisão pela COGEP” e em
“Confirmar Envio”.
Após a avaliação pelo Chefe
Imediato, todos os servidores avaliáveis retornam à Unidade de Avaliação e são
visualizados por meio do status “Consolidação pela Unidade de Avaliação”.
Se o avaliado for detentor
de Cargo em Comissão de DAS 1 a 4 ou equivalente, após a
confirmação pela chefia, não retornará à Unidade de Avaliação e será visualizado
com o status “Consolidação pela COGEP”.
Se o avaliado for detentor
de Cargo em Comissão de Natureza Especial, DAS 5, 6 ou equivalente, a confirmação
dos dados deverá ser feita pela Unidade
de Avaliação no campo “ observações” e remeter para “Consolidação pela COGEP”.
A Unidade de Avaliação deverá
contatar o chefe imediato que avaliar todos os seus subordinados no teto máximo
e devolver a avaliação para que seja refeita, com a finalidade de atender aos
critérios: Média Aritmética (menor ou igual a noventa e cinco) e Desvio-Padrão
(maior ou igual a cinco).
Quando o avaliado apresentar
o status “Consolidação pela Unidade de Avaliação”, clique sobre o seu nome.
Aparecerá uma tela que permite enviar para “Consolidação pela COGEP”. Confirme
o envio.
- Quando os servidores tiverem
sido encaminhados para “Consolidação pela COGEP”, entre na tela Menu de Opções
e clique em RCDI.
- Verifique
se o conjunto dos servidores satisfaz os critérios de Média e Desvio-Padrão.
“§ 2º As
avaliações de desempenho individual deverão ser feitas numa escala de zero a
cem pontos, obedecendo ao seguinte:
a)
o desvio-padrão deverá ser maior ou igual a cinco e a média
aritmética deverá ser menor ou igual a noventa e cinco pontos, considerado o
conjunto de avaliações em cada unidade de avaliação;
b) na hipótese de haver unidade de avaliação com apenas um integrante, sua avaliação de desempenho individual não poderá exceder a noventa e cinco pontos”.